Deputada Iza Arruda assume relatoria do Projeto de Lei do Piso Salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE), foi escolhida como relatora do Projeto de Lei 988/2015 pela Comissão de Saúde. O projeto acrescenta dispositivo à lei nº 8.856, de 1º de março de 1994, para estabelecer o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Iza Arruda é membro titular da Comissão de Saúde, além de ser a única deputada fisioterapeuta da 57ª legislatura. O parecer da relatora será apresentado na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Bahia, Gláucio Roberto, a escolha de Iza Arruda como relatora significa que o processo terá a celeridade necessária na Câmara dos Deputados para que o piso salarial da categoria seja aprovado: “A relatoria da deputada Iza Arruda é um avanço gigantesco para a categoria, por ela ser fisioterapeuta e conhecer a necessidade da valorização da nossa profissão”, declara.

Iza Arruda ressalta que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ganharam nos últimos anos maior destaque e protagonismo em suas funções devido à pandemia do Covid-19. Os profissionais, além de atuarem antes, durante e depois no processo da doença, em casos graves quando o paciente necessita de intubação, o fisioterapeuta auxilia neste processo com os procedimentos de ajustes, preparação e ventilação. Além dos tratamentos pós-covid,que em algumas situações, os pacientes podem precisardos cuidados destes profissionais em caso de reabilitação motora e física.

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região, Silano Barros, destaca que muitos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionaisprecisam trabalhar em três ou quatro hospitais para ter uma condição mínima de sobrevivência financeira, o que afeta a qualidade da assistência ao público “com um piso salarial mais adequado, esse profissional vai trabalhar em menos hospitais e ter um menor desgaste, além de poder se qualificar ainda mais e, consequentemente, a sociedade vai usufruir de uma assistência com melhor qualidade”, finaliza.

A deputada afirma que o relatório será construído junto àcategoria, por meio de diálogos, reuniões e audiências públicas. “É uma honra trabalhar por uma categoria da qual eu faço parte, este é um projeto de extrema relevância, e será construído com muito diálogo com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais! Isso é fundamental para garantir a dignidade dos profissionais e incentivar a valorização da profissão”.

Assessoria de Comunicação da Deputada Iza Arruda

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.