Deputado Acácio convida o Presidente do Ibama para explicar a recusa da licença para a exploração do gás e petróleo no Amapá

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) aprovou, nesta quarta-feira (24), o convite ao Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para esclarecer o indeferimento do pedido de licença da Petrobras para a atividade de perfuração marítima no bloco FZA-M-59, localizado na bacia da Foz do Amazonas. O convite é resultado de requerimento do deputado Acácio Favacho (MDB/AP).

“Petróleo, sim! Infelizmente, o Amapá é o terceiro estado com maior índice de desemprego no Brasil, segundo a recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada pelo IBGE. O petróleo vai trazer emprego e desenvolvimento econômico para nosso Estado. Não concordo com a decisão do Ibama em negar a licença para a exploração de gás e petróleo pela Petrobrás na margem equatorial do Amapá”, afirma.

Acácio defende a importância econômica que as atividades da estatal petrolífera representam para o desenvolvimento urbano daquela região. Na última reunião da Bancada Federal do Amapá, o deputado alertou sobre a importância em redigir uma carta aberta para o Governo Federal pela defesa da exploração de gás e petróleo no Amapá.

Na CDU, também foi aprovado outro requerimento do deputado que trata da audiência pública para debater os impactos da Medida Provisória nº 1156/23, que dispõe sobre a extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para convidar as seguintes autoridades: Ministro das Cidades, Jader Filho; Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha; Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani; e o Diretor do Departamento de Extinção da Funasa, Vitor Hugo Mosquera.

“A CDU tem como papel fiscalizar e acompanhar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano e regional, por isso o requerimento proposto é uma forma de cumprir esse papel, garantindo a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e na implementação de políticas públicas que afetam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar da população”, explica.

O deputado já tratou do tema, extinção da Funasa, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP), junto ao Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, para redigir um ofício para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para discutir soluções para reorganização e sobre a perda salarial dos servidores da Funasa.

com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Acácio Favacho. 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.