Deputado Cobalchini destaca o crescimento das exportações do cooperativismo catarinense

O Deputado Federal Valdir Cobalchini, que é Coordenador da Região Sul da Frente do Cooperativismo(Frencoop), usou a tribuna do Plenário da Câmara Federal para destacar a ampliação da presença das cooperativas de Santa Catarina no mercado internacional.

“As cooperativas do ramo agropecuário obtiveram recorde de faturamento, atingindo R$ 9 bilhões de reais no comércio exterior em 2022. Com o significativo apoio dessas cooperativas, o agronegócio passou a responder por 70% das exportações catarinenses”, ressaltou o deputado.

Cobalchini apresentou dados obtidos em levantamento da OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), que mostram que os principais produtos exportados foram proteína animal (carnes de aves e suínos, principalmente), cereais, fertilizantes, frutas e derivados.

Na sequência o deputado destacou que as líderes em exportação foram as cooperativas Aurora Coop, Cooperalfa, CooperA1, Coopersulca, Fecoagro, Coperáguas, Coopervil, Copermap, Coocam e Sanjo.

“A realidade da Região Sul também foi transformada pela presença das cooperativas, especialmente o setor agropecuário, que por meio desta rede de cooperação, gera mais empregos, aumenta a qualidade de vida e a produtividade dos agricultores”, complementa o parlamentar, que coordena os 3 estados da Região Sul na Frente do Cooperativismo Nacional: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Ao todo, na Região Sul, existem 9,45 milhões de cooperados, distribuídos em 888 cooperativas e responsáveis pela geração de 278 mil empregos diretos.

com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Cobalchini 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.