Responsável pela implementação da Rota Bioceânica o ex-presidente do Brasil Michel Temer irá receber o título de cidadão sul-mato-grossense, indicado pelo deputado estadual Marcio Fernandes (MDB). A concessão foi votada nesta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
“Logo após assumir a presidência, Temer passou a dedicar-se ao projeto de interligar via terrestre Mato Grosso do Sul ao Pacífico. Graças aos seus esforços, foram feitos acordos com a Itaipú Binacional e Governos Paraguaios e Argentinos, os quais adotaram a ideia e comprometeram-se a investir e tornar possível a concretização da Rota Bioceânica”, ressalta Marcio Fernandes.
Ao todo foram 19 votos a favor do Projeto de Resolução 27/2023 e dois contrários. Sendo favoráveis os parlamentares Antônio Vaz, Coronel David, João Mattogrosso, João Henrique Catan, Jamilson Name, Junior Mochi, Lia Nogueira, Lídio Lopes, Londres Machado, Lucas de Lima, Mara Caseiro, Marcio Fernandes, Neno Razuk, Paulo Corrêa, Rafael Tavares, Renato Câmara, Roberto Hashioka, Zé Teixeira e Zeca do PT.
“O Centro-Oeste exporta 68% de sua produção aos países asiáticos e a rota vai encurtar distâncias e reduzir o custo do frete em até 35%. Pelo exposto, ressaltando a grande importância dos esforços de Michel Temer para a concretização da obra mais importante já realizada em favor do desenvolvimento e da economia de sul-mato-grossensse dedico este título”, declarou o deputado Marcio Fernandes.
A Rota Bioceânica vai encurtar em oito mil quilômetros a distância percorrida pelos produtos brasileiros rumo ao mercado asiático, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A ordem de serviço da ponte, que será implantada no km 1000 da Hidrovia do Paraguai e distante sete km pelo rio ao norte de Porto Murtinho, foi dada no dia 13 de dezembro de 2021 pelo presidente paraguaio, em ato na fronteira.