Programa anunciado pelo governo segue modelo do Cartão Escola 10, de AL, para combater a evasão escolar
Nas últimas semanas o Governo Federal vem discutindo a criação de uma poupança para incentivar a permanência e a conclusão dos alunos no Ensino Médio. Além de incentivo educacional, o programa tem como objetivo incentivar a geração de empregos, de mais oportunidades e perspectivas de futuro para os jovens.
“Vamos criar uma bolsa para que os alunos se sintam incentivados a não desistir da escola. Porque o jovem vai no Ensino Médio e não vê utilidade. Nós queremos dar utilidade”, afirmou o presidente.
A ideia também vem sendo discutida na Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados. Um dos defensores da criação da poupança nacional é o deputado federal Rafael Brito (MDB), ex-secretário de educação de Alagoas e que implementou em 2021, um programa semelhante, o programa Cartão Escola 10.
“Desde novembro do ano passado, quando participei de reuniões do grupo de transição do presidente, venho compartilhando a nossa experiência positiva com o Cartão Escola 10. Além de aumentar o número de alunos matriculados no Ensino Médio, o programa é uma iniciativa exitosa de combate à evasão escolar e fortalecimento da educação. Observar esse movimento, por meio do Governo Federal, para criação de uma poupança nacional para estudantes da rede pública de todo Brasil é de uma felicidade muito grande”, comemorou.
O programa Cartão Escola 10 foi implantado em Alagoas em dezembro de 2021, para combater a evasão escolar no Ensino Médio, com a oferta de bolsas que incentivaram o retorno escolar pós-pandemia, a frequência em sala de aula e a conclusão do Ensino Médio.
Segundo dados da Secretaria de Educação de Alagoas, com um ano de programa, Alagoas obteve crescimento de 30% no número de matrículas no Ensino Médio. De acordo com o parlamentar alagoano, o fato do Governo de Alagoas ter conseguido aprovar e implementar o Cartão Escola 10, em Alagoas, e mostrar os resultados dos primeiros anos do programa já é um dos motivos para que o Governo Federal tenha confiança para tocar um programa semelhante em toda rede nacional.
“Nosso estado foi, por livre iniciativa e com recursos próprios, um laboratório dessa experiência que já se mostrou muito exitosa. Não dá mais pra gente fazer política de educação sem ter resultado para mostrar para sociedade. Estou confiante que os jovens da rede pública de todo Brasil terão melhores oportunidades, como os nossos jovens de Alagoas”, enfatiza o parlamentar.
Com informações da assessoria de imprensa do deputado Rafael Brito