Partido que completa 60 anos em 2026, o MDB conta com um novo conjunto de propostas para o País. Trata-se documento político-programático “Caminhos para o Brasil – Nosso País, Nossa Causa” , elaborado pela Fundação Ulysses Guimarães.
Além de um conjunto de propostas na área econômica, o partido se posiciona contra os extremos com uma defesa clara do centro-democrático.
Presidente nacional do MDB de 2019, Baleia Rossi costuma dizer que o MDB é “centro-direita na economia” e “centro-esquerda na área social”.
Já o atual presidente da Fundação Ulysses Guimarães tem ressaltado que o centro centro não é ponto de partida, é ponto de chegada. Somos liberais na economia com profunda responsabilidade social.
Ao longo de sua história, o MDB lançou Esperança e Mudança (1982), com um alinhamento mais de centro-esquerda e Uma Ponte Para o Futuro (2015), mais caracterizado pela defesa do rigor fiscal e pela parceria com a iniciativa privada.
Além disso, em 1984, apresentou Compromisso com a Nação, da candidatura de Tancredo Neves e José Sarney no Colégio Eleitoral (1985). Em 2021, também contou com Todos Por Um Só Brasil, em defesa da democracia.
O novo documento é o resultado do projeto O Brasil Precisa Pensar o Brasil, uma ampla mobilização nacional conduzida pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e o MDB ao longo de 2025.
O processo envolveu 25 encontros regionais presenciais, realizados em 22 unidades da federação, com mais de 8,5 mil participantes, além de 21 encontros virtuais temáticos que conectaram quadros partidários e especialistas em áreas estratégicas como reformas institucionais, economia, saúde, educação, meio ambiente, segurança pública, ciência e tecnologia e relações internacionais.
A publicação consolida o papel histórico da FUG como espaço de reflexão e formulação de políticas públicas, conectando a experiência de quem governa à escuta da sociedade.
Com base nessa formulação coletiva, apresenta caminhos para enfrentar os desafios do Brasil e fortalecer a democracia. O conteúdo está disponível para download e online.
Boa leitura!




