Em Brasília, deputado Rafael Brito preside mesa em debate sobre novo Ensino Médio

Nesta quarta-feira (17), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou o Seminário do Novo Ensino Médio com especialistas em educação, representantes da sociedade, professores e estudantes com diferentes opiniões sobre o tema, para discutir sobre os itinerários formativos, currículo, flexibilização, interdisciplinaridade, ensino a distância, entre outros pontos.

Abrindo o debate na parte da tarde, o vice-presidente da Comissão de Educação, Rafael Brito (MDB), conduziu a discussão sobre a implementação do Novo Ensino Médio por meio dos eixos temáticos.

“Eu era secretário de educação em Alagoas quando o Novo Ensino Médio foi implementado. Na época, eu senti falta de uma coordenação por parte do governo federal para a construção dos itinerários e na implementação do NEM”, relatou.

O parlamentar alagoano e coordenador do Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito vem participando de diversos debates sobre o tema. No mês passado, promoveu na Assembleia Legislativa de Alagoas, a 1ª audiência pública sobre o NEM, e contou com a participação de estudantes e servidores da educação de todo o estado.

Para o deputado, se o governo federal tivesse realizado essas discussões em 2017, metade dos assuntos que estão em pauta atualmente na Comissão de Educação, não precisam estar sendo abordados seis anos após a aprovação da lei.

“Quem conhece a realidade das escolas públicas do nosso país sabe que em muitas delas não existem sequer espaços para implementar os itinerários formativos. Não se pode cobrar que os professores executem o NEM se não é uma realidade nas escolas em que eles atuam. Temos que garantir uma melhor infraestrutura e uma formação dos profissionais da educação para atuarem no Novo Ensino Médio”, argumentou Rafael.

As mudanças do Novo Ensino Médio foram aprovadas em 2017 e entraram em vigor no ano passado, mas foram suspensas no início de abril desse ano, quando o ministro Camilo Santana publicou a portaria suspendendo por 60 dias a implementação do novo cronograma.

“Muito feliz em presidir uma das mesas no Seminário Novo Ensino Médio. Junto com a Comissão de Educação ouvimos ideias e sugestões de especialistas e profissionais que vivem o NEM e sabem quais mudanças precisam ser feitas para que ele dê certo. Foi um momento muito importante e tenho certeza que colheremos boas soluções”, finalizou Rafael Brito.

De acordo com o deputado federal, após o seminário, será produzido relatório que será apresentado ao ministro da Educação e ao presidente da Câmara, e ressaltou ainda que foi criada uma subcomissão no colegiado para acompanhar a implantação do novo ensino médio. O Seminário aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Rafael Brito 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.