Nesta quarta-feira (31), em Brasília, o ex-secretário nacional de Igualdade Racial Juvenal Araújo se filiou ao MDB. Ele aceitou o convite de Nestor Neto, presidente nacional do MDB Afro.
Juvenal tem larga experiência no fortalecimento da participação dos negros na política. Ele foi o criador e presidente do Secretariado Nacional da militância negra do PSDB, o Tucanafro.
Ao longo de sua carreira, Juvenal ocupou diversos cargos com relevância nacional. Foi Assessor Especial do Ministério da Justiça, Secretário Nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Secretário Nacional de Políticas para Comunidades Tradicionais.
Em 2016, ele foi nomeado pelo então presidente Michel Temer (MDB) como secretário nacional de igualdade racial (o maior cargo político em defesa da população negra no Brasil), cargo que ocupou até o final de 2018.
Dentre as várias políticas que foram implantadas em sua gestão, destacam-se a criação da Comissão de Heteroidentificação no Brasil, a obrigatoriedade do quesito raça/cor no SUS e SUAS e a criação do Kit de Igualdade Racial por meio de emenda parlamentares e a reserva 30% das vagas de estágio na administração pública federal a estudantes negros.
Desde 2019, Juvenal atua no governo do Distrito Federal, comandado pelo governador Ibaneis Rocha. (MDB). Atualmente, é assessor especial na Secretaria de Justiça e Cidadania.
“Quero agradecer o convite do presidente nacional do MDB Afro Nestor Neto, estou muito honrado de poder fazer parte de um partido que tem grande participação na história das políticas públicas de igualdade racial no Brasil, estou à disposição para ajudar o presidente Nestor e o partido”, disse Juvenal.
Estiveram presentes na filiação, o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), que abonou a ficha de Juvenal, o presidente do MDB Afro, Nestor Neto, a presidente do MDB Mulher, Katia Lôbo e Raimundo Dantas.