Gestão do MDB inclui sugestões de crianças na construção do Plano Municipal da Primeira Infância

O desenvolvimento de políticas públicas para a Primeira Infância também é uma das bandeiras do MDB. Estudos realizados por instituições renomadas do mundo inteiro, como a Universidade de Harvard, comprovam que investir na primeira infância gera o melhor retorno para a sociedade, governos e até para a economia.

 

Pioneira nesse tipo de ação, a Prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, dá um novo exemplo de como as crianças podem contribuir no processo de construção de políticas públicas. A prefeita Teresa Surita, que é o do MDB, determinou que as crianças fossem as primeiras a serem ouvidas na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância.

 

Conforme a Prefeitura, o plano é a garantia de que o cuidado com as crianças na educação, saúde, no social, nas obras e em toda a cidade de Boa Vista continue. E são os pequenos que estão dizendo o que querem para o futuro.

Pedro Henrique, de apenas 5 anos, foi uma das crianças ouvidas e demonstrou a preocupação com o direito de estudar e brincar. “Eu quero mais escolas, parquinhos e praias”.

 

Na primeira etapa, a Prefeitura está ouvindo crianças de 4 a 6 anos de idade. O trabalho de escuta é coordenado por uma equipe pedagógica que usa recursos lúdicos, como o desenho, para estimular as crianças a dizerem o que gostam e o que não gostam na cidade. “Eu gosto da Praça das Águas. Queria mais praças iguais”, disse Emilly Vitória Rodrigues, 5 anos.

 

 

Para a prefeita, a valorização das crianças funciona como um estímulo para a participação da família e traz sugestões que podem ser aproveitadas até me novos projetos de infraestrutura. Boa Vista é a primeira capital da Região Norte a trabalhar a elaboração do Plano.

 

“Esse trabalho que estamos fazendo do Plano Municipal da Primeira Infância está dentro do Marco Legal e poucas cidades no Brasil já desenvolveram. A gente vai discutir a cidade com o olhar para a criança, com os adultos, dos arquitetos e você torna a cidade mais humana. Você traz a família, cria pontos turísticos de lazer de uma forma muito mais forte e desenvolve ações que completam a saúde, educação e social com a infraestrutura urbana. Isso realmente faz uma diferença grande para a qualidade de vida de uma cidade”, destacou a prefeita.

 

O documento irá nortear as diretrizes e metas para os investimentos que promovam o desenvolvimento infantil, garantindo a continuidade desse trabalho mesmo com as mudanças de gestão. A proposta é tratada como uma lei municipal para tornar Boa Vista ainda mais acolhedora e com oportunidade para todos.

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.