Capital paraense receberá delegações e comitivas de diversos países no maior evento sobre mudanças climáticas do mundo
Belém, capital do Estado do Pará, será a sede da 30ª Edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). A informação foi confirmada em vídeo publicado, na tarde desta sexta, 26 de maio, nas redes sociais e o anúncio foi feito pelo presidente da República ao lado do governador Helder Barbalho e do ministro das Relações Exteriores. Esta será a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento internacional, considerado um dos mais relevantes do mundo sobre o tema.
A deliberação foi feita pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), no dia 18 deste mês de maio, após Lula, ainda como presidente eleito e, também, durante a COP 27, em novembro de 2022, na cidade de Sharm El-Sheik, no Egito. Lula apresentou o Brasil para sediar a reunião numa capital amazônica. Helder, também presente àquela edição da Conferência, então pediu ao presidente da República que Belém fosse a anfitriã da COP 30. A programação da COP 30 está prevista para novembro de 2025.
O governador do Pará, Helder Barbalho, saudou o anúncio nesta sexta-feira.
“É uma satisfação muito grande. Queria festejar, em nome do povo do Pará, claro, de todos os brasileiros, o privilégio do nosso país em poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta. Aumenta a nossa responsabilidade em mostrar que o Brasil está preparado e acima de tudo a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região, e claro, o respeito ao meio ambiente”, declarou o chefe do Executivo estadual.
O governador acrescentou que, “o Estado do Pará, Belém, estarão ávidos para receber a todos e trabalhando, para que possamos, por um lado, fazer um belo evento, mostrar que a Amazônia está preparada para receber o planeta. Por outro lado, contribuir para a construção do desenvolvimento sustentável em favor da nossa região. Parabéns a todos e gratidão do povo do Pará ao governo federal e ao seu governo”.
COP 30 no Pará – Em 16 de novembro de 2022, em Sharm El Sheikh, no Egito, durante a COP 27, ao entregar uma carta pública dos Governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal ao presidente eleito do Brasil, Helder Barbalho pleiteou o que presidente eleito articula se com a ONU a realização de uma edição da COP no Brasil, em especial na região amazônica.
Representatividade – Em Brasília, no dia 4 de janeiro, Helder Barbalho teve um encontro com o ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira, para reafirmar o compromisso do Consórcio Amazônia Legal, o qual ele assumiu hoje como presidente, em sediar uma edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP).
“Na reunião, pude reafirmar a intenção de que a Amazônia possa sediar a COP 30 em 2025, particularmente Belém, a capital do nosso Estado sendo a porta de entrada dos debates, das discussões sobre as mudanças climáticas, sobre o modelo de desenvolvimento sustentável e social. Tenho convicção de que nós estaremos construindo e provocando o mundo sobre a importância de a Amazônia ser prestigiada para discutirmos soluções que envolvam a população da nossa região e, claro, a floresta viva”, resumiu o governador após o encontro.
“Vamos, cada vez mais, provocar o mundo para discutir a Amazônia a partir da ótica dos brasileiros e dos amazônidas. Particularmente, poder provocar as Nações Unidas a trazer o maior evento do mundo de discussão sobre o clima, que é a COP, para discutir in loco o conhecimento nossa realidade com riquezas, biomas e também nossos desafios sociais, e com isso construir um futuro que concilie pessoas e floresta”, enfatizou.
Oficialização da candidatura – Após reunião com o presidente da República, na manhã do dia 11 de janeiro, em Brasília, o governador do Pará e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho, informou que a capital paraense, Belém, é a cidade brasileira escolhida como candidata oficial do país para sediar uma edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025.