Há 51 anos, MDB criou núcleos para Mulheres, Jovens e setor Trabalhista

O apoio à participação de mulheres e jovens no MDB é mais pioneira do que se imaginou. Documentos históricos resgatados nesta semana mostram que o partido criou os departamentos feminino, estudantil e trabalhista há 51 anos.

No dia 12 de abril de 1973, o diretório nacional do MDB se reuniu em Brasília, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, para aprovar a criação dos primeiros órgãos de representação específicas, dando origem aos núcleos.

Além dos departamentos feminino, estudantil (juventude) e trabalhista, foram criados o departamento luso-brasileiro e de estudos e pesquisas. No mesmo dia, também foram eleitos os membros do Conselho de Ética do MDB.

A decisão partidária chegou a ser noticiada pelo jornal O Globo. Confira também a ata da reunião do diretório nacional em que os núcleos foram criados.

“O MDB tem um compromisso histórico com a inclusão política de movimentos identitários, há mais de meio século somos um partido que valoriza os movimentos de base”, diz Assis Filho, Coordenador Nacional de Núcleos do MDB.

Atualmente, o MDB conta com seis núcleos, são eles: Juventude, Mulheres, Diversidade, Trabalhista, Afro, Socioambiental e Proteção Animal.

 

 

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.