Jornal dos Núcleos – edição agosto 2023

Ano 3 – 4a edição – 15/08/2023

 Presidente Baleia Rossi convoca todos os núcleos a realizar convenções municipais e estaduais pelo Brasil  

O presidente Baleia Rossi prorrogou o prazo de realização das convenções municipais dos núcleos para o dia 15 de agosto e estaduais para dia 30 de setembro e fez um chamamento para que os emedebistas participassem.

Todo dia 15 uma edição nova com informações das atividades dos núcleos do MDB. Mande dicas e sugestões para [email protected] ou [email protected].

 

MDB Mulher E MDB Afro realizam homenagens ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, foi comemorado no dia 27 de julho com uma Plenária Nacional, que reuniu diversos integrantes dos dois núcleos.

O que rolou…

Vereador Fifo Parenti é o novo presidente da Juventude do Rio Grande do Sul

João Francisco Coimbra Parenti, o Fifo, vereador em Erechim, é o novo presidente da Juventude do MDB do Rio Grande do Sul. Ele foi eleito para a gestão 2023-2025 na 26ª Convenção Estadual do núcleo, realizado em Porto Alegre. A chapa recebeu 164 votos favoráveis e apenas um contrário.

 

MDB Afro e JMDB apresentam planejamento de Convenções Municipais e Estaduais ao presidente Baleia Rossi

O encontro teve como objetivo central a aprovação do novo Regimento Interno, e a organização dos núcleos para as convenções municipais e estaduais.

A Plenária foi conduzida pelo Presidente Nacional da JMDB, Norton Soares, que enfatizou a importância das mudanças trazidas pelo novo regimento.

Coordenação Nacional

No dia 06 de julho, aconteceu a reunião com Reunião com o Presidente Nacional da JMDB, Norton Soares, Presidente Nacional do MDB Afro, Nestor Neto e o Vice-Presidente da JMDB, Saulo Spinelly.

No dia 11 de julho, reunião com o Presidente do MDB Trabalhista do DF, José Carlos e o Secretário Geral, Ceciliano Júnior.

No dia 18 de julho, a convite do Presidente da JMDB/RN, o vereador Ruan Dias, o Coordenador Nacional dos Órgãos de Apoio do MDB, Assis Filho, participou da “Live do Juventude Cast”.

No dia 20 de julho, Assis Filho participou da palestra ministrada pela Deputada Federal, Simone Marquetto, na sede do MDB Nacional promovida pela FUG/DF, que teve como tema “Os três Poderes” uma brilhante palestra, muito bem ministrada e foi bem participativa, esteve presente representantes dos  núcleos do DF.

No dia 26 de julho, aconteceu a Reunião Virtual com o Coordenador da CNOA, Assis Filho, com os Presidentes Nacional dos Núcleos: JMDB, MDB Mulher, MDB Afro, Diversidade e Trabalhista. Pautas: Convenções Municipais e estaduais dos Núcleos.

MDB AFRO

No dia 19 de julho, o MDB Afro Nacional, em parceria com a Ceapa Bahia, realizou a primeira plenária com as entidades do movimento negro da Bahia e representantes do ministério da Igualdade Dra. Leda, e lançou a frente parlamentar pelas alternativas e Igualdade na Bahia, participaram do evento as vereadoras, Marta Rodrigues do PT, Laina Crisóstomo do Psol, o ex- Deputado Luiz Alberto do PT, a Secretária Nacional do SENAPIR, a Defensoria Pública DR. Daniel e  várias entidades do movimento negro MNU, CONNEGRO, coletivo de entidades Negras e a Superintendência de promoção da Igualdade da Sepromi, Daniela Costa e as representações do MDB Afro da Bahia, MDB Mulher e MDB Juventude. O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia.

No dia 20 de julho, Nestor Neto, Presidente Nacional do MDB Afro, esteve em São Paulo  participando de uma reunião na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, com Dr Robson Ferreira – Coordenador de Políticas Para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, Sra Maria Aparecida Costa – Vice-Presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Regina Célia da Silveira Santana – Conselheira do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e Diego Fabiano de Oliveira – Vereador de Cordeirópolis.

Ainda no dia 20, O MDB Afro de São Paulo, se reuniu na Câmara municipal de São Paulo, para definir as convenções municipais e o calendário de atividades do novembro negro.

No dia 21 de julho, Nestor Neto, participou da reunião na secretaria estadual do sistema prisional de São Paulo com Regina do MDB Afro de São Paulo, com Denise Alexandre Bento-Diretor Técnico II Sustituta- Cento de Vínculo Institucionais, Rafael dosa Santos – Diretor Técnico II – Substituto – Grupo de Relações Institucionais, Jaqueline Andrade de Almeida – Diretor Técnico II Substituta – Departamento de penas e Medidas Alternativas.

Também no dia 21, Reunião com os líderes do MDB de Tietê para o lançamento da candidatura Afro coletiva dos pré-candidatos Tano Almeida e Ricardo Souza, estiveram presentes os presidentes do MDB Cadi, o Dr. Basílio, o Vereador Júnior Regina, o Dr. Paulo Kudo, Rafael Campos, Regina Santana e Jonas Santana.

Encerramento da agenda conhecendo a Universidade Zumbi dos Palmares com o Professor Roberto.

No dia 27 de julho, em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho, o MDB Afro de Novo Hamburgo promoveu um bate-papo com kátia Lôbo, Presidente do MDB Mulher Nacional e Secretaria do MDB Mulher. Primeira Mulher negra a presidir o Diretório Estadual do Núcleo no estado do Rio de Janeiro, ela tem atuação em defesa das causas femininas e do povo negro.

 

MDB DIVERSIDADE

No dia 13 de julho, a Vice-Presidente do MDB Diversidade, Sabrina Veras, visitou a Coordenação Nacional dos órgãos de Apoio, para falar sobre a organização dos núcleos estaduais para convenção do Diversidade.

No dia 21 de julho, MDB Diversidade promoveu um Seminário de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIA+ e contou com  a Presença da Presidente Nacional do MDB Diversidade, Janaina Renée e vários palestrantes.

No dia 22 de julho, a Presidente estadual do MDB Diversidade do Rio Grande do Sul, Aiesa Carolina, participou de um jantar na cidade de Montenegro, a cidade das artes, com a militância emedebista. Em seu momento de fala explicou as diretrizes e metas do Diversidade RS e fortaleceu a importância da união partidária.

No dia 24 de julho,

no plenário David Libero Gheller da Câmara de Vereadores de Soledade foi empossada a nova diretoria do MDB Diversidade de Soledade.

Derliane da Silva Apolinário assume como presidente acompanhada de sua vice, Cristiane Carvalho Ferreira.

Também integram a diretoria:

Rafaela Balbinotti Schussler – Secretaria-geral

Valquíria Lange – Secretaria-geral adjunta

Gizeli Giongo – Vogal

Gilberto dos Santos Friedrich – Vogal

Ana de Fátima Tavares da Silva – Vogal

No dia 25 de julho, em Porto Alegre, foi empossada a comissão provisória do núcleo Diversidade. O presidente municipal Alexandre Bock, recebeu a presidente estadual do Diversidade RS, Aiesa Carolina, juntamente com os membros da nova executiva: Barbara Gonçalves: presidente, Maria Odete: vice-presidente, Luciana Provensi: Secretária-geral, Filipi dos Santos: Secretário-geral adjunto e Delcio Pinheiro: vogal.

SECRETARIA NACIONAL DA MULHER DO MDB

No dia 04 de julho, em Brasília,a Presidente e Secretária Nacional do MDB Mulher,kátia Lôbo, participou do Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos, com a Deputada Benedita da Silva, Coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara. O fórum reúne dirigentes nacionais de instâncias de mulheres e reafirma a luta das mulheres para aumentar a participação na política.

Kátia também participou do evento da celebração dos 10 anos da Secretaria da Mulher na Câmara, no dia 04 de julho, ao lado de três grande emedebistas, a Deputada Federal Elcione Barbalho, que há mais de uma década foi eleita como a primeira Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, a Deputada Federal e Coordenadora Adjunta da Secretaria, Iza Arruda e a Deputada Federal Helena da Asatur.

No dia 05 de julho, a Presidente e Secretaria Nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, esteve presente na reunião do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. O encontro contou com a participação da Ministra das Mulheres , Cida Gonçalves.

Também no dia 05, a Presidente do MDB Mulher de Tocantins, Patrícia Amaral, participou da 11º Conferência de Assistência Social de Miracema, dia de trabalho e apresentou à sociedade qual a realidade do SUAS naquele município.

No dia 18 de julho, o MDB Mulher Indaial, participaram do primeiro encontro do MDB Mulher Pomerode.

No dia 18 de julho também aconteceu o encontro do MDB Mulher Toledo, onde as mulheres , além de confraternizarem e fortalecerem os seus laços, tiveram o privilégio de dar as boas-vindas para novas filiadas.

No dia 21, foi realizado o 1º Encontro do MDB Mulher da Encosta Superior do Nordeste em Veranópolis, que reuniu cerca de 300 mulheres emedebistas. A principal pauta do evento, organizado pelo Núcleo Regional do MDB Mulher, foi a discussão sobre a valorização e conscientização para o aumento da participação feminina na política, com foco nas eleições municipais de 2024.

No dia 23, a vice-governadora do Ceará ,Jade Romero, promoveu a campanha “Depois do não, tudo é importunação”. A iniciativa de prevenção e combate aos crimes de importunação sexual e violência contra as mulheres em grandes eventos teve início durante o Fortal 2023.

 

No dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, foi comemorado com um evento para homenagear 25 projetos ou profissionais que se destacaram pela sua atuação política e social no estado do Rio de Janeiro, conduzido pela Secretária Nacional do MDB Mulher e Presidente do MDB Mulher, Kátia Lôbo. O encontro reuniu lideranças religiosas.

No dia 26, a Secretária Nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, fez uma visita ao gabinete do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. Um encontro muito enriquecedor onde o vice-governador teve a oportunidade de apresentar para a secretária o Projeto Monitoramento do Agressor, pioneiro no país no enfrentamento à violência doméstica e prevenção de feminicídios e permite aperfeiçoar a rede de monitoramento de casos de violência doméstica no Rio Grande do Sul através da tecnologia.

No dia 27 de julho, em Novo Hamburgo, a Secretária Nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, fez uma visita a Sede Estadual do MDB/RS. Estiveram com ela em sua visita Jeferson Santos, presidente do MDB Afro-NH, Deiwid Amaral, Maria Correa, titular do MDB Mulher-RS e Sérgio Severo, Secretário Executivo do MDB RS.

Também no dia 27, Kátia Lôbo, visitou o núcleo do MDB Mulher local, para a noite de pizza e bate-papo, um encontro que reuniu mais de 4 municípios locais: Alvorada, Campo Bom, Sapiranga e São Leopoldo, foi a primeira vez que o núcleo recebeu a visita de uma Secretária Nacional.

 

MDB TRABALHISTA

No dia 07 de julho, o MDB Trabalhista de Santa Catarina, Ana Candelmo e Vanessa Vidal, presente na reunião do PPA no estado, mulherada participativa na política.

No dia 12 de julho, o Presidente Nacional do MDB Trabalhista, Washington Maradona, esteve presente no evento que ocorreu no Rotary Club de São Paulo, prestigiando a palestra do nosso ex-presidente Michel Temer, sobre a Constituição e o Brasil da atualidade. Aproveitaram e conversaram brevemente sobre os desafios políticos atuais e futuros, para se garantir a Democracia.

No dia 19 de julho, o núcleo MDB Trabalhista Nacional, realizou plenária para discutir as convenções, bem como iniciar os debates sobre os 45 anos do Núcleo, que foi criado em 1978 pelo Dr. Ulysses Guimarães, quando da criação do grupo para estudar e debater as alterações das normas trabalhistas e sindicais.

 

No dia 27 de junho, o presidente nacional do MDB Trabalhista, Washington Maradona, participou do debate NR38 na sede da Fundacentro, em uma parceria que reuniu entidades como União Geral dos Trabalhadores (UGT), Conascon (Confederação Nacional dos Trabalhadores de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes) e o Selurb (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP).

Segundo Maradona, embora já tenha sido publicada, a NR38 entrará em vigor no dia 02 de janeiro de 2024 e, pelos próximos cinco anos, será acompanhada por uma comissão especial que terá como tarefa de fiscalizar toda a sua aplicação, assim como as novas mudanças que constam hoje da Norma. “Para os trabalhadores ela trará mais segurança para desenvolver suas atividades”, completou.

Como a saúde do trabalhador para nós do Trabalhista é coisa séria, compartilhamos a iniciativa do grupo prevencionista ligado ao MDB Trabalhista do DF. Acesse o link e🏃🏃‍♀️ *”Junte-se a nós no Clube de Corrida Prevencionista e Caminhada da Prevenção!* Venha dar um passo em direção à saúde e ao bem-estar. Acesse nosso https://linktr.ee/clubedecorrida e descubra todas as opções de corridas, caminhadas e eventos que temos para você. Vamos juntos alcançar novas metas e viver uma vida ativa e saudável. *Siga-nos também em @clubedecorrida. Te esperamos lá!”* Acesse nosso https://linktr.ee/clubedecorrida.

Juventude do MDB

No dia 07 de julho, o Presidente da JMDB Nacional, Norton Soares, esteve com o Presidente Nacional do MDB, Deputado Baleia Rossi, para celebrar o momento histórico para o MDB, com a aprovação da PEC 45 de 2019, de autoria do Deputado Baleia Rossi.

 

No dia 14 de julho, o Presidente Nacional da JMDB Juventude, Norton Soares, participou da “Live do Juventude Cast” a convite do  Presidente da JMDB/RN, o vereador Ruan Dias.

No dia 21 de julho, a Juventude do MDB realizou plenária virtual com seus membros e colegiado de presidentes estaduais. O encontro teve como objetivo central a aprovação do novo Regimento Interno, e a organização dos núcleos para as convenções municipais e estaduais. A Plenária foi conduzida pelo Presidente Nacional da JMDB, Norton Soares, que enfatizou a importância das mudanças trazidas pelo novo regimento.

No dia 25 de julho, a Juventude do MDB de Minas Gerais com apoio do Deputado Newton Cardoso e Fundação Ulysses Guimarães, realizou o curso Online gratuito de Imersão Política e Curso de Formação Política 100% gratuito.

 

 

 

 

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.