Jornal dos Núcleos – edição janeiro, fevereiro, março 2024

Ano 4 – 9a edição – 15/04/2024

Workshop Movimenta Núcleos

No dias 11 e 12 de março, o MDB Nacional, através da Coordenação Nacional de Núcleos em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, reuniu os núcleos Juventude, Mulheres, Trabalhista, Afro, Diversidade, Socioambiental e Proteção Animal no “Workshop Movimenta Núcleos”, na sede do partido, para discutir as pautas identitárias e planejar formações visando às eleições de 2024.

Todo dia 15 uma edição nova com informações das atividades dos núcleos do MDB. Mande dicas e sugestões para [email protected] ou [email protected].

Juventude dá o pontapé inicial na campanha de filiação Bora 15

No dia 25 de janeiro, a Juventude do MDB, sob a liderança do Presidente Nacional, Leonardo Resende, deu iniciou a mobilização da militância para a Campanha de Filiação. A reunião de trabalho foi realizada via Zoom e contou com mais de 130 pessoas de todo o Brasil. Planejamento, metas e mapeamento de pré-candidatas e pré-candidatos foram os temas discutidos no encontro.

O que rolou…

MDB Trabalhista participa de instalação do Conselho da Militância História do MDB

No dia 15 de março, Maradona, Presidente Nacional do MDB Trabalhista, participou da reunião em que o MDB instituiu o Conselho da Militância, uma iniciativa histórica do partido que reúne lideranças e militantes que fizeram parte da legenda nos últimos 50 anos. A criação do conselho foi conduzida pelo presidente do diretório municipal do MDB-SP, Enrico Misasi.

 

MDB Mulher do Rio de Janeiro discute eleições 2024

O MDB Mulher do Rio de Janeiro realizou no dia 26 de fevereiro a reunião de pré-candidatas, na qual a Presidente Nacional, Kátia Lôbo, esclareceu e promoveu debates sobre as etapas que ocorrerão após o período de pré-candidatura, orientando todas as mulheres presentes na reunião com o objetivo de incentivá-las à candidatura.

Vereadora Yasmin Prestes recebeu o Troféu Visibilidade Trans do Governo do Rio Grande do Sul

No dia 29 de janeiro, a vereadora Yasmin Prestes recebeu o Troféu Visibilidade Trans do Governo do Rio Grande do Sul, em reconhecimento aos seus 28 anos de trabalho social dedicados a famílias e crianças carentes do município de Entre-Ijuís e da região das Missões. Yasmin Prestes, é primeira vereadora transexual da Câmara Municipal de Entre-Ijuís, filiada ao MDB, representa o MDB Missões e o MDB Diversidade do Rio Grande do Sul.

MDB Afro reúne-se para tratar das Eleições 2024

No dia 30 de janeiro, mais de 70 membros do núcleo se reuniram via Zoom, para falar sobre as eleições de 2024, o Mapeamento de candidatos negros e a Campanha de Filiação. O núcleo, através de seu Presidente Nacional, Nestor Neto, reuniu segue empenhado em fortalecer o papel dos negros e das negras na política.

 

COORDENAÇÃO NACIONAL

No dia 17 de janeiro, a campanha de filiação partidária #Bora BrasilBora15 foi a pauta da primeira reunião de trabalho da Coordenação Nacional de Núcleos, a empresa Datavence e os dirigentes nacionais dos núcleos. O encontro serviu para apresentar a campanha de filiação e a participação dos núcleos e suas metas.

 

No dia 22 de janeiro, estratégias de participação da JMDB Nacional da Campanha de filiação do partido foi a pauta da reunião na Coordenação Nacional de Núcleos que contou a presença do Coordenador Assis Filho, Presidente Nacional da Juventude, Leonardo Resende, o Presidente Estadual da JMDB/BA, Danilo Campos e o 1º Secretário da JMDB, Ivan Maurina.

MDB DIVERSIDADE

No dia 5 de fevereiro, o MDB Diversidade, reuniu mais de 60 lideranças para falar de pré-candidaturas e Campanha de filiação, a reunião foi comandada pelos Presidentes Nacionais via Zoom.

No dia 23 de fevereiro, Erechim participa da apresentação do Programa RS Diversidade. O Governo do Rio Grande do Sul realizou nesta semana a apresentação do Programa RS Diversidade na Capital Gaúcha. Erechim esteve representado pela secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, juntamente com Joana Mattia Debastiani, diretora técnica e Tiago Pezini chefe da Proteção Básica. O encontro foi realizado no Departamento de Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado, junto das lideranças de outros municípios e teve como principal objetivo, apresentar o planejamento das ações e políticas que serão implementadas pelo departamento estadual, além do lançamento do programa RS Diversidade, a realização de seminários de formação continuada, com a participação dos municípios, a possível instalação de uma casa de acolhimento direcionada a população LGBTQIAP+ em Porto Alegre, que levará o nome de CASULO, e que receberá pessoas encaminhadas pelos municípios para se abrigarem no local quando em situação vulnerável. Outro tema abordado foi a Rede de Proteção, que buscará um mapeamento dos casos atendidos pelo sistema de segurança, com o apoio de outras pastas do governo do estado, como saúde, assistência social, educação, segurança pública, turismo e esporte.

SECRETARIA NACIONAL DA MULHER DO MDB

No dia 29 de janeiro, a Presidente Nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, reuniu mais de 170 mulheres de todo Brasil em uma reunião via Zoom, para falar sobre a Campanha de Filiação e o Mapeamento de pré-candidatas de 2024.O MDB está empenhado em fortalecer o papel das mulheres na política.

No dia 28 de janeiro, a filiação da Prefeita Patrícia, de Marituba município do Pará, ao partido do MDB, foi comemorado com grande festa, é um marco importante na representação política das mulheres. É fundamental acompanhar de perto como sua participação contribuirá para o avanço da igualdade de gênero na política e para o desenvolvimento. Esteve presente o Governador Hélder Barbalho, o Ministro Jader Barbalho, a Deputada Elcione Barbalho e lideranças locais.

No dia 9 de fevereiro, o presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi, recebeu a presidente do MDB Mulher – SP, Claudia Botelho, para conversar sobre a participação das emedebistas nas próximas eleições Municipais.

No dia 15 de fevereiro, aconteceu a convenção Estadual do Rio de Janeiro, e teve a participação da Presidente Nacional Kátia Lôbo, onde pode testemunhar a determinação e a liderança das mulheres do MDB. Juntas, estamos construindo um partido mais inclusivo e representativo.

No dia 20 de fevereiro, na sede do MDB Rio de Janeiro, a Presidente Estadual do MDB Mulher RJ Kátia Lôbo, recebeu as pré-candidatas a vereadoras Rô Araújo, Fabiana Espíndola, Michele Bouvier, todas imbuídas no desejo de disputar o cargo eletivo.

No dia 26 de fevereiro, o MDB Mulher do Rio de Janeiro realizou nessa segunda-feira a reunião de pré-candidatas, onde a Presidente Nacional, Kátia Lôbo, esclareceu e levantou debates sobre as etapas que acontecerão após o período de pré-candidatura, refinando pautas e orientando todas as mulheres presentes na reunião com a intenção de incentivá-las a candidatura.

No dia 26 de fevereiro, a Presidente Estadual do MDB Mulher e Dep. Federal Elcione Barbalho e a Vice -presidente Consuelo do Pará, se reuniram para alguns alinhamentos políticos para o fortalecimento e empoderamento de mulheres para as eleições de 2024. Construir uma visão clara das estratégias e do posicionamento que a campanha no seu município necessita é o que vai fortalecer a sua candidatura e a candidatura de outras mulheres.

No dia 29 de fevereiro, o Governo do estado do Ceará, juntamente com a Secretaria das Mulheres, firmou em novembro de 2023 o projeto “Ceará por Elas”. Com o intuito de promover o protagonismo da mulher cearense, o projeto trabalhará três pilares: segurança, equidade de gênero e empreendedorismo. À vice-governadora do estado do Ceará Jade Romero celebrou a integração de 28 cidades ao projeto, totalizando 111 cidades participantes.

No dia 1 de março, na sede do MDB RJ, a Secretária Nacional e Presidente Estadual do MDB Mulher-RJ, Kátia Lôbo, esteve presente na reunião dos pré-candidatos, que foi focada em ações que contribuíram para o fortalecimento e representatividade do MDB no Estado onde trocamos experiências e compartilhamos nosso desejo de unir forças para trabalhar pelo fortalecimento do município e do Estado do Rio.

No dia 6 de março, a Secretária Nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, participou de uma conversa enriquecedora com o Vice-Governador, Gabriel Souza, sobre políticas públicas para mulheres e como inseri-las em nossa sociedade com sucesso. Debates como esse incentivam mulheres a lutar por direitos iguais, por acesso à cidadania, saúde e oportunidades que nem sempre conseguiríamos sem apoio. Vamos juntas transformar a igualdade em realidade.

No dia 7 de março, o MDB Mulher de Novo Hamburgo/RS, realizou um encontro inspirador sobre a presença e voz das mulheres na política, celebramos e destacamos o papel vital que as mulheres desempenham no fortalecimento da democracia. No MDB, e especialmente no MDB Mulher, estamos comprometidas em promover a igualdade de gênero e capacitar mulheres para liderar e planejar o futuro justo pelo qual lutamos. Juntas, estamos construindo um caminho mais inclusivo para todos.

Ainda no dia 7 de março, o MDB Mulher de Santa Catarina promoveu um encontro em Lages em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Nesta reunião, trocamos experiências e levantamos pautas de fortalecimento das lutas que enfrentamos em prol dos nossos direitos. Estamos juntas lutando por igualdade e comemorando as conquistas de todas.

No dia 11 de março, a presidente Estadual do MDB Mulher de Santa Catarina, recebeu o Dep. Baleia Rossi, Presidente Nacional do MDB, juntamente com o Presidente do MDB de Santa Catarina Dep. Carlos Chiodini, Senadora Ivete Silveira, Ada de Luca e a Presidente do MDB Mulher de Florianópolis, Vanessa Viddal, onde na oportunidade falaram sobre a campanha de filiação do partido.

No dia 15 de março, o primeiro episódio do podcast e videocast PodTodas, trouxe pautas importantes debatidas pelas convidadas Kátia Lôbo e Luciana Queiroz. Como a dificuldade das mulheres que precisam se dedicar às responsabilidades domésticas e políticas, violência contra a mulher, sororidade, e muitos outros temas.

Ainda no dia 15 de março, na sede do MDB Mulher de Santa Catarina, organizamos um café da manhã para receber as vereadoras de 7 municípios de Santa Catarina com o intuito de trazê-las para perto da nossa sede, ajudando as vereadoras a trocarem experiências. O MDB Mulher de Santa Catarina agradece imensamente a visita das vereadoras Mariangela Senna e Jacqueline Balena de Papanduva, Simone Muller e Sirley Muller de Pinhalzinho, Cleusa Clarice de Irianópolis, Josecleia Gazaniga de Três Barras, Fabiana Capelesso de Descanso, Tânia Regina de palhoça, Jane Rosa e Katiane Moscarello de Chapecó.

Também no dia 15, o MDB Barretos agora é liderado por uma mulher, a advogada Cassiane Melo, assumiu a presidência do MDB de Barretos e estará à frente das eleições com o intuito de fortalecer as mulheres na política. Desejamos boas-vindas à mais nova presidente do MDB Barretos.

No dia 16 de março, foi realizado um encontro de mulheres organizado pelo MDB Mulher de Arvoredo em Santa Catarina. O encontro proporcionou debates enriquecedores partindo de uma palestra muito interessante ministrada por Liliane Knol.

No dia 16 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o MDB Mulher do Rio de Janeiro participou de um evento de movimentação para mulheres com intuito de promover a união e vozes forças femininas. A ação realizada na Subprefeitura da Grande Tijuca, no Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella, no CRAS Rosani Cunha, na Defesa Civil do Rio de Janeiro, ofereceu atividades temáticas como cuidados à mulher, saúde da mulher e beleza da mulher. O MDB Mulher Nacional juntamente ao MDB Mulher – RJ parabenizam a Associação de Donas de Casa de Vila Isabel pelo evento, O MDB Mulher do Rio de Janeiro também destaca a dedicação e o carinho de Nádia Cursino e Maria Lucia.

Também no dia 16 de março, a prefeita de Três Barras (SC), Ana Claudia Quege, e o prefeito de Mafra, Emerson Maas se filiaram ao partido. Desejamos boas-vindas aos prefeitos.

No dia 18 de março, o MDB Mulher de Luiz Alves (SC) realizou um café colonial. Este café reuniu mulheres para trocar experiências e incentivá-las a caminharem em direção a oportunidades de sucesso na política.

No dia 21 de março, o MDB Mulher de Ribeirão Preto organizou um evento para falar sobre o protagonismo da mulher na sociedade. O evento contou com a participação da Presidente Nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, da presidente estadual de São Paulo, Claudia Botelho e da presidente do MDB Mulher de Ribeirão Preto, Maria Eugênia Biffi, além de toda a executiva do MDB Mulher local, tivemos a participação das palestrantes, a assistente social Kelara Costa e a empreendedora Débora Ribeiro. As lideranças políticas presentes no evento reafirmaram o compromisso do MDB com o fortalecimento da participação ativa das mulheres na política. O MDB Mulher Nacional parabeniza o núcleo MDB Mulher de Ribeirão Preto e todas as mulheres que participaram do evento, desde a ideia até a execução, com vocês unidas a nós, iremos muito mais longe

MDB SOCIOAMBIENTAL E PROTEÇÃO ANIMAL

No dia 1 de fevereiro, o MDB Socioambiental e Proteção Animal, comandada pelas representantes do núcleo, Vânia Teixeira e Mônica Marapara, reuniu mais de 50 lideranças na plataforma Zoom, para falar de pré-candidaturas e Campanha de Filiação.

 

MDB TRABALHISTA

No dia 4 de fevereiro, o Presidente do MDB Trabalhista Nacional, Washington Maradona, esteve na sede do diretório de SP, para participar do ato de filiação do Vice-Governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, com a presença do Dep. Baleia Rossi, presidente do MDB Nacional e outras lideranças.

No dia 12 de fevereiro, aconteceu a reunião do MDB Trabalhista via zoom, nas pautas: Campanha Bora filiar, Planejamento Estratégico e Eleições 2024.

No dia 7 de fevereiro, o MDB Trabalhista, reuniu mais de 60 lideranças para falar de pré-candidaturas e Campanha de Filiação, a reunião foi via Zoom, sob o comando do Presidente Nacional, Washington Maradona.

No dia 26 de março, em Brasília, o Presidente Nacional do MDB Trabalhista e Diretor da UGT( União Geral dos Trabalhadores), Washington Maradona, participou da 20ª  Reunião da Comissão Tripartite Partidária Permanente(CTPP), onde foram discutidos temas referentes a Segurança e Saúde no ambiente de trabalho, baseando-se nas Normas regulamentadoras( NRS).A reunião contou com a presença do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do ministério, Rogério Silva Araújo, do presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de São Paulo, Elias Cesario  (Divisa), além dos representantes do Governo Federal e Centrais Sindicais.

 

JUVENTUDE DO MDB

No dia 19 de fevereiro, a JMDB do Maranhão, se reuniu via Zoom, para falar sobre mapeamento de pré-candidaturas e Campanha de Filiação.

No dia 27 de fevereiro, o presidente Nacional da Juventude, Leonardo Resende, recebeu o Presidente Estadual da Juventude de Santa Catarina, Rennã Higor.

Ainda no dia 27, Leonardo Resende, Presidente Nacional da Juventude, junto com Presidente Nacional, Deputado Baleia Rossi, recebeu o futuro prefeito de Condeuba e ex-presidente da Juventude, Micael Odilo.

No dia 29 de fevereiro, o Presidente Estadual Eduardo Ferreira, esteve presente, no ato de filiação de Rafaela Jacques, jovem de 17 anos, pré-candidata a vereadora em Quatro Barras, Paraná.

Também no dia 29, o Presidente da Juventude do Paraná, Eduardo Ferreira, com o candidato a vereador em Curitiba, Heitor Túlio, filho do ex-deputado Algaci Túlio, MDBista de carteirinha.

No dia 15 de março, Vitor Favacho, Presidente da Juventude do Amapá, recebeu no seu estado a visita do Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso.

No dia 21 de março, Eduardo Ferreira, presidente da Juventude do Paraná, esteve presente no ato de filiação do pré-candidato a prefeito, Guto Beltrame de Iguaçu.

No dia 29 de março, o MDB de Bragança, nordeste do Pará anunciou novas filiações que reforçam o grupo político no Pará, na sexta-feira, 29 de março chegou ao MDB o atual prefeito da cidade de Bragança, Raimundo de Oliveira (Raimundão) e seu vice, Dr. Mário Júnior, que é pré-candidato a prefeito pelo município. O momento também contou com a chegada de novos nomes ao partido, os atuais vereadores de Bragança: Charles Williams, Etevaldo Reis , Francisco Mendes, Jonas Rodrigues, Juarez Júnior, Gonzaga Mescouto, Marinaldo Ambrósio, Manoel Mescouto, Ubiranor Santos, também a única mulher no legislativo municipal, Irene Farias. As filiações foram abonadas pelo Presidente do MDB Pará, Jader Filho, que contou com o apoio do Vereador Bruno Lima, que até o momento era o único MDBISTA no legislativo municipal. Agora, o MDB detém grande parte da Câmara Municipal de Bragança, a maior bancada que o partido já teve na cidade. No evento de filiações também estiveram presentes, a Deputada Federal Renilce Nicodemos, Deputado Estadual, Dr. Wandelan Quaresma, Chefe da Casa Civil da Governadoria do Pará, Luziel Guedes.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.