Presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi (SP) concedeu entrevistas ao jornal O Estado de S.Paulo e também ao programa Central de Notícias, do SBT News. Nas duas oportunidades, Baleia sobre as perspectivas do partido com vistas às eleições gerais de 2026, em que haverá disputa para cadeiras de deputados, senadores, governadores e presidente da República.
No momento, o MDB pretende lançar 11 candidatos a governadores. Outros 15 nomes são apontados como candidatos ao Senado Federal. Baleia contou ainda que o MDB contará com chapas em todos os Estados de todas as regiões do País. Em relação à disputa pela Presidência da República, Baleia disse que o tema será decidido em convenção, respeitados os posicionamentos de cada diretório estadual.
“A nossa convenção nacional pode ter até quatro possibilidades: candidatura própria, apoio ao presidente, apoio a uma candidatura mais à direita ou, porventura, apoio a uma candidatura que possa surgir dentro do centro. Existe até essa possibilidade de o partido nacionalmente não apoiar nenhuma candidatura, para que cada Estado possa ter um posicionamento mais condizente com a sua realidade”, disse Baleia ao Estadão.
O presidente do MDB acredita que ainda pode surgir uma candidatura de centro em meio à polarização:
“Eu acho que nós temos ainda nomes que podem surgir. Se houver uma eleição absolutamente polarizada, a tendência do MDB é realmente, em nível nacional, liberar”.
“Ainda não existe uma candidatura de centro com estrutura percorrendo o país que tenha sinergia total com o MDB. Até a janela partidária em 5 de abril, focaremos em fortalecer o partido nos estados. É sabido que as bases do Sul, Sudeste e Centro-Oeste não querem aliança com o PT, enquanto o Norte e Nordeste têm mais sinergia com o governo. Vamos buscar o equilíbrio e políticas que melhorem a vida das pessoas”, contou ao SBT News.



