Governadores do MDB participam da 5ª Reunião do Fórum de Governadores em Brasília

Chefes de estado participam em Brasília da 5ª Reunião do Fórum de Governadores, nesta terça-feira (11) com o objetivo de afinar o discurso sobre a Reforma da Previdência. Com a proximidade da apresentação do relatório, cresce a pressão e a expectativa de estados e municípios para permanecer no texto, como proposto originalmente pelo governo.

Os governadores do MDB, Helder Barbalho (Pará), Renan Filho (Alagoas) e Ibaneis Rocha (Distrito Federal), devem estar presentes no evento.

A pauta prevista para o encontro em Brasília prevê discussões em torno de temas que afetam o orçamento dos estados. O Plano Mansueto – pacote de ajuda aos estados em dificuldades financeiras, e a Lei Kandir, Cessão Onerosa/ Bônus de Assinatura além da PEC 51/19, que trata da ampliação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) no Orçamento da União e do Novo Marco Legal do Saneamento Básico estão entre os temas do Fórum.

Porém, a Reforma da Previdência, deve dominar a maior parte da reunião. Embora o déficit previdenciário dos estados ultrapasse os R$ 90 bilhões por ano, líderes da Câmara resistem em aprovar regras mais duras para aposentadorias de servidores estaduais e municipais. No Congresso, a avaliação dos que resistem à ideia é de que governadores e prefeitos não podem transferir para deputados e senadores o desgaste político de medidas impopulares nos órgãos legislativos.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.