O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), marcou presença no evento de lançamento da pré-candidatura de Gabriel Souza ao governo do Rio Grande do Sul. Atual vice, Gabriel deve assumir o cargo em abril, quando o governador Eduardo Leite (PSD) deverá renunciar para concorrer ao Senado.
“Gabriel já é uma das principais lideranças do MDB. Tem uma trajetória no partido que começou como militante na Juventude do partido, da qual foi presidente com grande destaque. Depois, como deputado estadual, tornou-se líder de bancada e, por fim, presidente da Assembleia, onde provou sua competência e compromisso com o povo gaúcho”, disse Baleia.
O evento em Porto Alegre contou com a presença de históricas lideranças do MDB, como ex-governador Germano Rigotto e o ex-senador José Fogaça.
Sem desrespeito aos demais. Gabriel está numa situação que lhe dá condição espacial, que é ser o vice e conhecer a fundo os meandros do governo, os projetos que estão em andamento, de ter uma visão clara do que será essencial debater nas eleições. Não tem ninguém mais preparado”, afirmou o ex-senador José Fogaça, segundo o jornal O Correio do Povo.
De acordo com o MDB-RS, o evento de lançamento de Gabriel contou com mais de 2 mil correligionários. “O anúncio no Clube Farrapos – o mesmo que o projetou para a política estadual em 2005 – simbolizou tanto a tradição do MDB, que se aproxima de 60 anos de atuação ininterrupta, quanto a oxigenação e o olhar permanente para o futuro”, diz o texto do site.
O Congresso Estadual foi marcado também pela leitura da Carta “A luta pelo Rio Grande continua”. O documento foi lido pelo presidente do MDB-RS, deputado Vilmar Zanchin, “que fez um retrospecto sobre o papel político do partido ao longo da história, suas contribuições para o País e o Estado e, especialmente, o compromisso com as novas gerações”.
“Ciente do nosso papel, o MDB se coloca novamente à disposição dos gaúchos e, por sua história, defende a pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini em 2026”, anunciou Zanchin.



