Reforma Tributária: boa para o agro e para o país

O produtor rural será restituído de toda tributação sobre insumos adquiridos

Por Alceu Moreira, deputado federal (MDB-RS)

Quando o debate da reforma tributária chegou à Câmara dos Deputados, tínhamos a consciência de que o olhar para quem produz seria prioridade. Afinal, uma matéria com tamanho grau de relevância, capaz de reaquecer a economia, gerar emprego e estimular a produção e o consumo por todos os cantos do Brasil, deve começar pelas nossas potencialidades. E assim fizemos.

Asseguramos que, ao final do processo, a Câmara consolidasse uma legislação moderna

No papel de interlocutor da Frente Parlamentar da Agropecuária, pude dedicar meses de conversas entre o setor e o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o presidente da Casa e o autor da proposta, deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Desse modo, asseguramos que, ao final do processo, a Câmara consolidasse uma legislação moderna, que desonera custos da cadeia produtiva, pensada para as famílias dos rincões mais longínquos, que proveem riqueza e dignidade.

Com a reforma, o produtor rural será restituído de toda tributação sobre insumos adquiridos. Além disso, produtores que tenham faturamento de até R$ 3,6 milhões/ano e integrados de agroindústrias não serão contribuintes do novo Imposto de Valor Agregado (IVA), permitindo que produzam mais, gastando menos.

A isenção de tributos para itens da cesta básica, a alíquota diferenciada para o setor – definida em 40% da alíquota padrão – e a inclusão do ato cooperativo são outras conquistas que reafirmarão a condição do solo brasileiro como exemplo mundial em segurança alimentar, estabelecendo sintonia entre o que diz a Constituição Federal e a vida real.

Por mais de quatro décadas, o Brasil foi trabalhado para se tornar chão de fábrica, até que o colono provou que tudo o que há de mais novo, avançado e tecnológico vem da roça. O agro é indústria antes e depois da lavoura, é a força que dita o rumo do PIB nacional, que começa no campo e termina na prateleira do supermercado. Não tenho dúvidas de que a reforma irá cumprir o seu papel, pois se é boa para o agro, será boa para o país.

Artigo publicado em Jornal Gaúcha Zero Hora

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.