O Congresso Nacional instalou, nesta terça-feira (5), a Comissão Mista que vai analisar a Medida Provisória (MP) 1301/2025, que institui o programa “Agora Tem Especialistas”. Deputado Yury do Paredão (MDB CE) foi eleito por aclamação o presidente da Comissão, com relatoria do senador Otto Alencar (PSD).
A MP estabelece uma ponte estratégica entre o SUS, instituições privadas e filantrópicas, permitindo que consultas, exames e cirurgias sejam realizados em unidades credenciadas como forma de compensação de dívidas.
Em seu discurso, Yury destacou a importância do Sistema Único de Saúde para o povo brasileiro. “O SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo — e é dever do Estado fortalecê-lo com gestão, inovação e foco nas reais necessidades da população”, disse.
Na ocasião, o parlamentar também pontou que “o SUS segue firme, se reinventa e avança para atender o povo brasileiro com excelência”. Yury finalizou reforçando que o novo programa comprova que a saúde pública deve ser uma prioridade absoluta — com boa gestão, investimento contínuo e controle social — para garantir dignidade e bem-estar a todos.
Agora, deputados e senadores irão analisar o programa, com prazo final até 26 de setembro para concluir os trabalhos na Comissão. Em seguida, a proposta será votada na Câmara e no Senado, garantindo, assim, sua aplicação de forma definitiva